Post Page Advertisement [Top]

Portal Educação
9ºanoAnimaçãoAPRENDEREnergiaSustentabilidade

Questões Energéticas e Desafios (PET 3 9ºano - Semana 4)

energia solar eolica renovavel nao renovavel


Desafios Atuais na Matriz Energética


Desde a Primeira Revolução Industrial, os recursos energéticos passaram a ocupar papel de destaque na economia, na sociedade e nas questões políticas mundiais. O aumento do consumo de energia foi acompanhado da diversificação da matriz energética, à medida que os progressos tecnológicos avançaram. Da lenha à energia nuclear, atualmente há ampla matriz que envolve fontes renováveis e não renováveis.
A maior parte da matriz energética mundial é composta de fontes não renováveis. A dependência
desse tipo de energia envolve, além do risco de esgotamento das reservas, a intensificação de problemas ambientais, como a emissão de gases do efeito estufa (GEE), que contribui para o aquecimento global.
Governos e organizações diversas vêm demonstrando preocupação crescente na busca pela ampliação do uso de fontes de energia renováveis para tornar a matriz energética mais sustentável do ponto de vista socioeconômico e ambiental.
O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 194 países, tem como objetivo principal limitar o aumento da temperatura mundial a 2 ºC e, se possível, 1,5 ºC até 2100. Os cientistas estimam que um aumento de temperatura superior a esses valores provoque mudanças climáticas irreversíveis.
Para atingir esse objetivo, os países que ratificaram o Acordo deverão se comprometer a reduzir a emissão de GEE por meio da diminuição da queima de combustíveis fósseis e da adoção de fontes de energia renováveis. Esses países deverão também implementar mudanças nos processos produtivos e reduzir o desmatamento. China, Estados Unidos (que deixaram o Acordo em 2017), Índia, Rússia, Japão e países da União Europeia são os maiores emissores de GEE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Bottom Ad [Post Page]