Post Page Advertisement [Top]

Portal Educação


Artesanato, Manufatura e Indústria



Vamos falar um pouco na publicação de hoje sobre a evolução dos processos produtivos, partindo do modo de produção artesanal até chegar no modelo industrial dos tempos atuais. Evidentemente o processo de produção artesanal existe ainda hoje e ultimamente vem sendo bastante utilizado como estratégia de marketing. Bem, é claro que o que conhecemos hoje como "produto artesanal" difere-se um pouco da produção artesanal praticada na Idade Média. Vamos ver o porquê disso?

Artesanato

idade média

                Artesão da Idade Média em sua Oficina


No artesanato, o artesão trabalhava sozinho, manualmente, usando as próprias ferramentas, sendo geralmente instrumentos simples como facas, tesouras, martelos e agulhas, dependendo de seu ofício. Sendo assim, ele era, portanto, dono dos meios de produção e do resultado do seu trabalho e a produção muitas vezes ocorria em sua casa ou sua oficina. Desse modo entendemos algo interessante para o nosso estudo: o artesão realizava sozinho todas as etapas do processo produtivo de determinado bem.

Manufatura

processo manufatureiro
Trabalhadores em uma Manufatura

Se tratando agora de manufatura, começamos a entender que esta mantêm alguns aspectos do trabalho artenasal, como a técnica empregada. Por outro lado, as tarefas passam a ser desempenhadas por vários trabalhadores, de modo que cada um passa a se responsabilizar por uma parte da produção. Com esse novo formato dá-se início então o uso de máquinas simples, ou seja, uma automatização do processo e consequente aumento da produção que já se tornava uma grande demanda por volta do século XVI com o aumento populacional. Essas mudanças nos processos vão aos poucos dando espaço para o surgimento de máquinas mais avançadas, capazes de automatizar ainda mais o que a divisão do trabalho dera início e assim chegamos logo à maquinofatura, que são os alicerces da indústria de hoje. Detalhe importante que precisamos considerar: na manufatura os trabalhadores realizam o trabalho sob a direção de uma pessoa, dona dos meios de produção e do produto final.

maquinofatura
Artesã Desempenhando uma Tarefa Automatizada


Indústria

atividade industrial
Uso de Máquinas Avançadas e Robõs no Atual Processo Produtivo


Se na produção artesanal apenas uma pessoa detinha praticamente todos os processos de produção, na manufatura passamos a ter várias pessoas em vários processos. Com a indústria chegamos a um outro extremo: vários processos desempenhados por várias pessoas, inclusive robôs, como observaremos agora. Veja como os robôs trabalham e desempenham vários processos produtivos em uma linha de montagem da BMW:



Antes de mais nada é importante salientar que o capitalismo teve grande importância neste processo de transição dos modos de produção, uma vez que através das evoluções no sistema capitalista (comercial, industrial e financeiro) - que sera tratado em uma aula especificamente - é que grandes mudanças também ocorreram na sociedade e no modo de produção de bens e serviços. O acúmulo de capital advindo do fenômeno capitalista e a crescente demanda do populacional e do mercado como um todo contribuíram significativamente para o avanço tecnológico e uma certa mudança nos modos e meios de produção.

Com a utilização de novas técnicas de produção, e esta passando a ser série e em larga escola, com os operários vendendo sua força de trabalho em troca do salário, chegamos então a necessidade de locais especiais para a produção, não mais nas oficinas mas agora desenvolvido nas fábricas.

Com todas essas inovações e consequentes transformações no espaço geográfico, chegamos então ao conhecido episódio histórico conhecido como Revolução Industrial, que teve três marcos diferentes e merece ser tratado exclusivamente em uma publicação dedicada somente a isso. Mas até chegarmos lá vamos ficar por aqui com uma tabela tratando resumidamente sobre as três fases das Revoluções Industriais.

Revoluções Industriais


E aí depois deste aula, você ainda acha que a produção artesanal de antigamente é a mesma dos tempos atuais?

Deixe sua resposta nos comentários?



Confira também este conteúdo nosso canal no Youtube

Breve resumo que acompanha material e vídeo - Kami


Até a próxima!
👋🏽








Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário!

Bottom Ad [Post Page]