Post Page Advertisement [Top]

Portal Educação
9ºanoEnsino FundamentalGlobalizaçãoNova Ordem MundialPET

A Nova Ordem Mundial e sua relação com a Globalização (9ºano - PET Vol.1)



A Nova Ordem Mundial e o poderio dos Estados Unidos



Que isso! Agora vamos falar das teorias conspiratórias e dos Illuminatis?
Não é bem assim pessoal, vamos lá entender um pouco melhor o que é isso.

A Nova Ordem Mundial é empregada em nosso estudo para se referir ao modo de configuração que o mundo passou a ser organizado, com o fim da Ordem Bipolar que vigorava após a Segunda Guerra Mundial até a Queda do Muro de Berlim.

O que difere a nova da velha ordem?

A ordem bipolar era fortemente marcada pelo antagonismo entre Estado Unidos e União Soviética, que lideravam os blocos capitalista e socialista respectivamente. No final do século XX, os Estados Unidos despontam como grande potência econômica militar em face ao desfacelamento da economia soviética e consequênte declínio socialista. Ao mesmo tempo países como Alemanha e Japão também mantiveram importância no cenário mundial, ainda que não seriam capazes de contrapor a influência estadunidense nas decisões internacionais. Tudo isso também contribuiu para que a difusão do modo de vida estadunidense influenciasse os padrões sociais e culturais em todo o mundo.

Alguns historiadores e geógrafos advogam em favor da existência de uma Ordem Multipolar, em que o poder estaria dividido entre diversos países. No entanto, também existem as críticas por aqueles que defendem que no quesito cultural e em poderio militar podíamos considerar uma liderença exclusivamente estadunidense, sendo assim uma Ordem Unipolar.

Três focos de influência no entendimento multipolar
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!

Bottom Ad [Post Page]