Post Page Advertisement [Top]

Portal Educação


Quadro Físico e Recursos Naturais

Continente asiático

Aspectos do relevo


O continente asiático é banhando ao norte pelo oceano Glacial Ártico, a leste, pelo Pacífico e, ao sul, pelo Índico. É limitado pelos montes Urais, cadeia do Cáucaso e mares Cáspio, Negro e Mediterrâneo. Os montes Urais estabelecem a fronteira com o continente europeu na porção ocidental, através de um barreira natural que separam a porção europeia e asiática da Rússia.

É interessante observarmos que na Ásia se encontram dois extremos de altitude da Terra: a depressão continental com menor altitude na região mar Morto (-416 m) e o monte Everest (8.848 m), localizado na Cordilheira do Himalaia.

Os planaltos são predominantes no continente, uma vez que neles estão os divisores das bacias hidrográficas e as nascentes dos principais rios, como o Ganges, Indo, Huang-ho (Amarelo), Yang-tse (Azul) e o Ob. No Japão, na península da Coreia e no oeste da China temos o predomínio de relevo montanhoso. Já na Mongólia temos planaltos áridos com até 2.000 m de altitude. As planícies se encontram nos extremos do continente e em áreas banhadas por grandes rios. Dentre as principais destacamos a da Sibéria (Rússia), Indo-Gangética (Índia) e a planície chinesa dos rios Amarelo e Azul, no extremos leste da China.

Montes Urais: fronteira natural entre Ásia e Europa com 2.500 km de extensão

Também devemos considerar em importância a Cordilheira do Himalaia, conjunto de montanhas mais jovem do planeta, formado nos últimos 50 milhões de anos. Por conta dos choques entre a placa Indiana e o sul do continente que a deram origem, a cordilheira eleva-se cerca de 5 cm por ano. Abrange cinco países: Paquistão, Nepal, Índia, Butão e China (inclundo Tibete). O nome é originado da palavra Himalaia, que na língua sânscrita quer dizer "morada da neve" e formam um arco  de cerca de 2500 km de extensão.


Cadeia montanhosa do Himalaia onde se localiza a maior altitude do planeta


Hidrografia


Se trantado de hidrogafia do continente asiático, cabe mencionar que as principais civilizações no mundo antigo se desenvolveram ao longo dos rios asiáticos, como os rios Tigre e Eufrates, a oeste do continente na Mesopotâmia (Oriente Médio). Ao norte nas áreas de planalto temos extensos rios Ob, Ienissei e Lena, e devido aoextremo frio no inverno, grande parte dos cursos d'água permanecem congelados. As margens das planícies dos rios Indo e Ganges (Índia e Paquistão) e Amarelo e Azul (China) se desenvolveram importantes civilizações. Até hoje esse rio abastecem áreas densamente povoadas. A leste do mar Cáspio, os principais rios são o Syr Daria e o Amu Daria, que desaguam no Mar e Aral (mar interior) e devido ao clima seco da região, muitos rios possuem cursos d'água temporários.

Devemos considerar que ao longos dos séculos esse rios tiveram importante emprego no abastecimento e desenvolvimento dos povos e hoje em dia são empregados para produção de energia hidrelétrica em virtude das variações de declividade, além dos usos comuns de irrigação e navegação.


Hidrelétrica das Tres Gargantas localizada ao longo rio Yangtzé (Rio Azul) na China







2 comentários:

  1. Muito interessante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que apreciou o assunto, buscaremos trazer sempre conteúdos, curiosidades e novidades interessentes para o portal. Abração Miller!

      Excluir

Obrigado pelo seu comentário!

Bottom Ad [Post Page]